Início

Processo Seletivo Vestibular 2013-1


Divulgação dos Editais 2013-1, leia Aqui: http://vestibular.unemat.br/20131/



A partir de 2013 a UNEMAT aderiu integralmente ao SiSU – Sistema de Seleção Unificada do MEC, baseado nas notas do Exame Nacional do Ensino Médio – Enem, em substituição ao vestibular do primeiro semestre. Portanto, as vagas dos cursos de graduação presenciais da Instituição são preenchidas pelos candidatos do SiSU com 100% no primeiro semestre. As vagas do segundo semestre ainda são preenchidas pelos candidatos do Concurso Vestibular realizado pela COVEST.

As vagas no ensino superior oferecidas pela Unemat estão distribuídas em 11 campi da instituição e em 49 cursos regulares. Para ingresso na universidade por meio do SiSU o estudante pode optar pelo ingresso por meio de ampla concorrência ou em programas de ações afirmativas, já que 50% das vagas da instituição são para estudantes oriundos de escolas públicas, 25% para candidatos que se auto-declaram negros ou pardos e 25% para ampla concorrência.



Documentos para Matrícula

O candidato aprovado deverá apresentar os seguintes documentos para a realização da matrícula:

a) Certificado de conclusão do Ensino Médio ou equivalente (original e fotocópia);
b) Histórico escolar do Ensino Médio (original e fotocópia);
c) Certidão de nascimento ou casamento (original e fotocópia);
d) Documento de identidade (original e fotocópia);
e) Título de eleitor (original e fotocópia) desde que obrigado por lei;
f) Comprovante de quitação com a Justiça Eleitoral (original e fotocópia);
g) Comprovante de quitação com o Serviço Militar (original e fotocópia) para o candidato do sexo masculino;
h) 01 (uma) foto 3x4 recente.
i) CPF – cadastro de pessoa física (original e fotocópia).

Nos termos da Normatização Acadêmica da UNEMAT e do Art. 44, II da Lei nº. 9.394, de 20 de dezembro de 1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), é condição indispensável para formalização da matrícula, a comprovação de escolaridade do Ensino Médio, portanto, será anulada a aprovação e desclassificado o candidato que não apresentá-la.

O candidato cotista deverá apresentar os documentos elencados no subitem 7.6.1 e:

a) Apresentar Auto-declaração do grupo racial a que pertence (Anexo IV);
b) Apresentar Formulário Sócioeconômico, devidamente preenchido (Anexo V) e;
c) Apresentar declaração expedida pela escola que comprove ter cursado o Ensino Fundamental e Médio exclusivamente em escolas públicas ou que os tenha cursado em estabelecimentos particulares, com bolsa de estudo total ou parcial.

De acordo com a Normatização Acadêmica da UNEMAT, fica vedada a realização simultânea de matrícula em mais de um curso oferecido pela UNEMAT.



Observações

Os candidatos deverão realizar a matrícula pessoalmente ou mediante procuração particular acompanhada da documentação exigida.

No ato da matrícula o candidato ou seu procurador deverá assinar declaração de que não se encontra matriculado em outro curso de graduação da UNEMAT e que não é aluno de graduação de outra instituição pública de ensino superior.

Perderá o direito à matrícula o candidato que não apresentar todos os documentos exigidos, ou não realizá-la no período determinado.

As matrículas deverão ser realizadas nas Supervisões de Apoio Acadêmico do Campus onde o curso é vinculado, no horário normal de expediente da respectiva Supervisão.

Dúvidas sobre matrícula: ligue para (65) 3222-1090 ou escreva para vestibular@unemat.br